PSDB Mulher de Caçapava entrevistou a vereadora Reinalma Montalvão

23 de fevereiro de 2017 0

Entrevista Realizada em 21/02/2017 – Câmara Municipal de Caçapava

Vereadora Reinalma Montalvão (PSD) a primeira vereadora eleita pelo PSDB de Caçapava.

Vereadora Reinalma Montalvão (PSD) a primeira vereadora eleita pelo PSDB de Caçapava.

A instituição do voto feminino no Brasil completa 85 anos, no dia 24 de fevereiro. Esse importante direito, assegurado pelo então presidente da República Getúlio Vargas, em 1932, é resultado do anseio de muitas mulheres idealistas e guerreiras. Em comemoração a esta data que marca o inicio da luta para garantir o Direito da Mulher, o secretariado PSDB Mulher de Caçapava entrevistou a vereadora Reinalma Montalvão (PSD) a primeira vereadora eleita pelo PSDB de Caçapava.

A vereadora Reinalma Montalvão (PSD)  é natural de Itajubá- MG, tem 58 anos e reside em Caçapava a mais de 30 anos.

Como a senhora entrou para a vida publica?

Conheci Caçapava através da Mafersa S.A.  (atualmente MWL) onde ingressei como estagiaria de Assistente Social, sendo então admitida como Assistente Social da empresa cargo que ocupei  por 15 anos. Como fazia um trabalho social com os funcionários e seus respectivos familiares, fui convidada a ampliar esse trabalho através da Política e já no primeiro pleito fui a segunda mais votada na época sendo eleita vereadora pelo PSDB de Caçapava e estou no sexto mandato consecutivo completando neste ano 21 anos no Legislativo Municipal.

Como podemos comparar a aceitação da Mulher na política do seu primeiro mandato aos dias atuais?

No meu primeiro mandato nesta câmara  foi muito difícil , na época havia muito preconceito. Cheguei a escutar de um colega vereador que a mulher deveria ficar atrás de um fogão -” tinha que pilotar fogão” – o que me obrigou a tomar uma atitude de ir à tribuna da câmara e  dizer algumas verdades ao nobre colega. Ocorreu que já próxima sessão fui homenageada em razão do dia do Assistente Social e de lá pra cá eu acho que mudou muito! só que foi preciso eu ter uma atitude um pouco masculina e eu acho que a mulher não pode perder a essência , porque nós somos diferentes , nós agimos não só com a razão agimos com o coração principalmente.

Hoje 85 anos após a conquista do voto feminino, como podemos avaliar a situação da mulher na política nacional e em Caçapava?

Ainda temos que caminhar muito  porque infelizmente as mulheres não acreditam nas mulheres, muitas vezes nas eleições  as mulheres preferem votar em um homens e não em uma mulher. Precisamos fazer um trabalho de conscientização para que a mulher não aceite entrar para um partido político apenas para completar a cota dos 30%. Só vai melhorar esse quadro quando a mulher acreditar mais em si mesmo e nas outras . Eu já ouvi muito o discurso de “Eu não nasci para a política. – Eu não tenho jeito para a política” por isso temos que aumentar a auto-estima da mulher!

No Brasil as mulheres são a maioria do eleitorado, na sua opinião, porque ainda não são a maioria no Congresso e no Senado?

Pelo que acabei de dizer a mulher ainda esta arraigada ao passado onde : A mulher foi feita pra ficar em casa… a mulher não esta apta a participar da política, essa é uma historia que vem a muitos anos e que ainda fomenta a cabeça das mulheres.

Caçapava já teve representante feminina no Executivo, hoje em dia você a possibilidade de elegermos uma prefeita para o município?

Em Caçapava nós estamos caminhando para isto, pois acredito que esta safra de mulheres mais jovens estão mais engajadas e inseridos na política e num curto espaço de tempo nós teremos novamente uma mulher governando o Município.

Quais mulheres você destacaria pela luta dos Direitos políticos da Mulher em Caçapava?

Eu citaria a Darci Breves que é uma mulher guerreira que foi vereadora , vice-prefeita(por dois mandatos consecutivos), eu também citaria a Drª Dalila penteado que foi vice-prefeita num momento conturbado da Política de Caçapava e que sofreu algumas sanções naquele momento, Dona Olímpia que foi a nossa primeira Prefeita, nós temos em Caçapava varias mulheres que se destacaram na política inclusive eu, que estou fazendo historia iniciando meu sexto mandato consecutivo no Legislativo.

Para finalizar gostaria que a vereadora deixasse algumas palavras de confiança a todas as mulheres que pretendem entrar para a vida publica.

Nós somos capazes! Basta termos mais confiança em nós mesmos, para nos atirarmos a vida política, pois somos guerreiras e capazes de fazer a transformação, como a gente já vem fazendo em varias áreas, por exemplo, na Economia. A economia começa em nossas casas, e se somos capazes  de gerenciar um lar com os minguados recursos com nossas famílias, nós somos capazes de ajudar muito nosso País .

Vamos arregaçar as mangas e vamos ajudar o Brasil a sair desse marasmo!

 

 

A mulher possui capacidade para ocupar mais espaço na política e assim fortalecer a democracia no Brasil.”

 

Ana Alves da Silva

Presidente PSDB Mulher – Caçapava /SP


Deixe uma resposta »