A locomotiva na luta pela inclusão das pessoas com deficiência
Descruzar os braços, ter olhos astutos, curiosidade de criança estudiosa, sabedoria interessada em respeitar as diferenças e promover a inclusão das pessoas com deficiência é uma tarefa onde poucos são capazes de encarar sem superficialidades e na busca continuada de soluções.
Nesse aspecto o Estado de São Paulo, tem atuado positiva e eficazmente por meio de ações concretas; vem promovendo o verdadeiro conceito de democracia. Afinal, ela não é apenas o direito da maioria, mas, sobretudo, o respeito às minorias.
Atitudes com mudanças de paradigmas, quebra de estigmas, culminam com liberação de recursos a esse segmento, o que vem propiciando a todas as pessoas com deficiência possibilidades para que tenham vida digna.
Contamos com uma Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência com estrutura, voz ativa no governo e corpo de funcionários preparados, que tem o ideal da mudança, da busca, de um dia vivermos num planeta mais igual, onde os direitos de cada um sejam respeitados. Grandes eventos: Caravana da Cidadania, Paralímpiadas Escolares, Concurso Moda Inclusiva, Prêmio de Ações Inclusivas, Poupatempo com respeito às regras de acessibilidade, etc.
Possuímos Redes Lucy Montoro na capital, em diversas cidades do Estado, além de unidade móvel, onde em cada qual é indiscutível a estrutura oferecida, inclusive, equipadas com aparelhos de robótica de última geração. Tudo visando facilitar e promover a reabilitação e melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência e daqueles que se encontram em processo de reabilitação.
Enfim, pela terra ou pelo ar temos ações concretas, onde se busca assegurar a pessoa com deficiência a acessibilidade com independência e autonomia.
Desde o oferecimento aos aeroportos do Estado de São Paulo do “ambulift”, elevador que faz o transporte da pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida até a aeronave; convênios firmados com Municípios, fornecendo cerca de 200 academias totalmente adaptadas; disponibilização de 50 milhões em recursos, por meio de “Linha de Acessibilidade Urbana, junto aos Municípios, para implementarem projetos de acessibilidade em espaços públicos, abrangendo melhorias em prédios e vias, instalação de sistemas de comunicação visual, sonora ou tátil, bem como construção de novos espaços para atividades com as pessoas com deficiência.
Diante de tudo, não podemos nos quedar e deixar de mostrar a realidade, quanto às transformações ocorridas durante a gestão humanista, combativa e precisa do nosso Governante. É chegada a hora de fortalecermos nossas ações políticas, divulgando as conquistas para comprovarmos por meio de dados e de fatos que o paulista de todas as origens orgulha-se de ter um comandante que faz a diferença, precipuamente, na vida das pessoas com deficiência.
Obrigada Geraldo Alckmin, nossa locomotiva em prol da inclusão que carrega em suas ações o respeito a esse Brasil de filhos diferentes e imprescindíveis. Concluo fazendo alusão às palavras de John C. Maxwell:
“O pessimista reclama do vento, o otimista espera que ele mude e o sábio ajusta as velas.”
Vereadora Alessandra Trigo Alves