“A preocupação com a beleza tem movimentado um mercado milionário”, por Cintia Grecov Peres.

9 de novembro de 2015 2

cintia.jpg

A preocupação com a beleza tem movimentado um mercado milionário.

Mulheres e homens investem em produtos para estética corporal, facial e para os cabelos. Alguns desses produtos prometem “uma plástica quase instantânea” . Porém, junto com esse mercado e esse alto consumo vêm os problemas: importação e contrabando de produtos não certificados, produtos transportados e/ou armazenados de forma inadequada, falta de fiscalização, o que pode trazer graves riscos à saúde.

Temos ainda a questão de substâncias que são utilizadas nos cosméticos como chumbo, parabenos, silicone, formaldeído, triclosan, alquilfenol, PEG e seus derivados, que podem causar desde reações alérgicas até, alguns em alta quantidade, serem associados como cancerígenos.

A Anvisa determina a quantidade dessas substâncias nos produtos,a exemplo do chumbo, que  apenas tintura para cabelo deveria conter, porém há alguns anos foi encontrado chumbo na composição do batom de muitas marcas “renomadas”.Assim, infelizmente, a ganância e irresponsabilidade dessas empresas colocam em risco a saúde de seus consumidores.

Por isso a importância de conhecer a marca que você está comprando, o local de compra, ler o rótulo, saber se esse produto é aprovado pelos órgãos devidos, se passou por testes, pesquisar se a empresa tem denúncias, se são hipoalergênicos, se foram testados em animais (no meu caso determina a minha compra, não uso produtos testados em animais) .

Depois de tudo claro devemos ter cuidados em nossa casa para evitar proliferação de fungos, bactérias ou até mesmo potencializar os agentes das substâncias nocivas, pois muitas dessas substâncias reagem a luz solar, umidade ou calor. Portanto,  todo cuidado é pouco.

Outra questão: produtos de higiene ou cosméticos são chamados de produtos de uso pessoal. Sendo assim, , não devem ser compartilhados!

Por último mulheres, vai aqui mais uma opinião pessoal: utilizar maquiagem em transporte coletivo é uma atitude que pode trazer bactérias, fungos em nossos produtos. Quantos  estão nesse ambiente? Pessoas tossindo, espirrando, calor excessivo. Tudo isto em contato com suas maquiagens e pincéis. Já pensaram o quanto isso é arriscado?

Precisamos pesquisar, ler e tomar os cuidados devidos, pois beleza e vaidade são essenciais, mas nossa saúde é fundamental.

Nossos corpos e nossa saúde agradecem!

Cintia Grecov Peres, participa de trabalhos voluntários ligados às mulheres e à ONG Protetora de Animais.


2 Comentários »

  1. Suely Souza 9 de novembro de 2015 às 19:17 - Responder

    Realmente, Cintia! ! Nossa saúde é fundamental! Não comprar qq marcar, não compartilhar, verificar prazo de validade, não comprar os falsificados. .. Obrigada pelas dicas, serviu de alerta.

  2. Sandra Macedo Pereira 9 de novembro de 2015 às 21:23 - Responder

    Parabéns Cintia pelo artigo!

    Importante o seu artigo, pois ao escrever sobre produtos de beleza e as substâncias químicas presentes em muitos deles, vc completou a minha pequena pesquisa e reflexão.

Deixe uma resposta »