
Alunos das escolas municipais, estaduais e particulares contaram em desfile cívico a história das ruas, bairros e vielas da cidade, que é berço de escritores e intelectuais
O Município paulista conhecido por ser a capital da leitura completa hoje, no Dia Mundial da Educação, 157 anos. Porém, o feriado antecipado em Lençóis Paulista foi de comemorações cívicas, como desfile dos alunos da rede pública de ensino, reunindo 2.500 pessoas, na Avenida Padre Salústio Rodrigues Machado. A programação adotou o tema “Caminhos da Nossa Cidade: Bairros, Ruas, Avenidas e Vielas”. Os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares mostraram em cada pelotão frases criadas por eles e seus professores em referência aos bairros da cidade, além de fotos ampliadas em banners. Também houve apresentação dos grupos de teatro e de dança ligados à Casa da Cultura, que levaram para a avenida movimentos e coreografias preparados especialmente sobre o tema. Antes de iniciar o desfile, a Orquestra Municipal de Sopros, sob regência do maestro Marcelo Maganha interpretou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município de Lençóis Paulista. A prefeita Bel Lorenzetti (PSDB SP)destaca a educação em sua gestão. “Este é um dos pilares do trabalho que desenvolvemos em uma política de muita proximidade com a população e os seus anseios”, afirma.
“Foi uma homenagem aos bairros da cidade e também às personalidades que deram nome a eles. Também uma homenagem aos indígenas, às nações, aos escritores, aos lençoenses ilustres”, disse o diretor de Cultura, Nilceu Bernardo. “O objetivo é conhecermos um pouquinho mais de cada canto da nossa cidade, porque tudo aquilo que a gente conhece a gente respeita e valoriza mais”, completa.
Segundo a educadora Sabrina Amoedo dos Santos, responsável pelo setor de Projetos e Convênios da Diretoria Municipal de Educação, os alunos sempre ficam muito motivados com a programação. “Eles aguardaram muito o desfile cívico, para representar a sua escola, para estar junto com a sua equipe na avenida. E, quando nós propusemos o tema, foi com o intuito de que fosse lançado em cada escola um trabalho histórico e geográfico, visando enriquecer a aprendizagem. Nós ficamos muito felizes com todo o movimento.”
Do site da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista