por Tucano.org.br
O Diretório Nacional do PSDB, em consonância com a direção estadual, definiu o calendário de convenções para o Estado de São Paulo que escolherão os líderes que comandarão o partido no biênio 2019/2020.
As convenções em municípios com menos de 500 mil eleitores e as eleições dos diretórios zonais serão realizadas em 24 de fevereiro. Já os municípios com mais de 500 mil eleitores farão suas convenções em 14 de abril. O Diretório Estadual será eleito em 05 de maio e o Nacional, em 31 de maio. As datas também servem de referência para a eleição de secretariados.
Segundo o secretário-geral do PSDB-SP, Cesar Gontijo, a data das convenções municipais foram alteradas para que seja possível organizar a eleição no maior número de municípios e preparar toda a documentação necessária para que todos estejam aptos a votar nas convenções estadual e nacional. “São Paulo é um estado onde a participação partidária é muito forte e a organização requer prazos diferenciados”, explicou.
Para o presidente estadual do PSDB-SP, Pedro Tobias, a convenção é um momento importante de discussão e aprimoramento da democracia interna, o que torna fundamental a participação dos filiados e dos militantes no processo. “O partido que sonhamos depende de uma construção coletiva e só é possível com a participação de todos”, afirmou.
Datas e prazos
Poderão votar e ser votados os filiados com ao menos 30 dias de filiação na data da convenção. Assim, a data limite de filiação para quem quer participar das convenções municipais que ocorrerão em 24 de fevereiro é 24 de janeiro. O edital de convocação deve ser publicado no mínimo 15 dias antes da convenção e o registro de chapa deve ser feito até 12 dias antes da eleição interna.