“Governar é servir”, por Bel Lorenzetti

7 de março de 2015 0
prefeita Bel Lorenzetti

Bel Lorenzetti é a prefeita de Lençóis Paulista que tem a aprovação da população e é reconhecida pela gestão transparente

 

O serviço público deve ser promotor do bem comum, atuando nas áreas de educação, saúde, saneamento, urbanismo, promoção social, segurança, cultura e meio ambiente, entre outras, no âmbito do Município, do Estado e do País.

Bem servir significa gerir o patrimônio público de forma a promover melhorias na vida da população. Daí a necessidade de apresentar um plano de governo enquanto candidato, e assumir o compromisso de cumpri-lo durante o mandato. Servir é, ou deveria ser, o objetivo daqueles que ocupam cargos públicos.

A Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB neste ano propõe o tema “Eu vim para servir”. Pode-se apresentar aos governantes melhor proposta?

O momento atual é marcado por brutal diminuição de recursos e crescente aumento de demandas da população. Esta é a angústia do governante consciente: como servir bem, quando os meios para isso se tornam cada vez mais escassos? Para bem governar, o bom gestor deve ser eficiente, criativo e inovador. É preciso estabelecer prioridades, diagnosticar corretamente os problemas e escolher as melhores medidas para enfrentá-los.

Servir ao público significa muito mais do que ser paternalista, mantendo as pessoas presas a políticas sociais que as tornam sempre dependentes de um ou outro programa. Bem servir é promover o desenvolvimento e dar condições para que as pessoas construam seu próprio futuro, buscando melhores condições de vida.

Por outro lado, servir não é ser populista. Esse tipo de política costuma cobrar um preço alto, e um dia a conta vem. O bom gestor deve ser sensível ao que o povo quer, mas deve ter a percepção do que o povo precisa.

Governar é ser responsável no momento presente, sem esquecer as gerações futuras. Governar é servir ao povo com consciência, transparência, coração e coragem.

 

*Bel Lorenzetti é prefeita Municipal de Lençóis Paulista


Deixe uma resposta »