O PSDB Mulher Estadual participou do evento suprapartidário “Igualdade das Mulheres na Política”

28 de junho de 2018 0

Na última terça dia 26 de Junho, o PSDB Mulher participou do evento em prol das candidaturas femininas para as eleições de 2018, realizado pela Procuradoria Regional Eleitoral do estado de São Paulo e Ministério Público Federal.

A mesa foi conduzida pela procuradora Regional na 3ª Regional , Geisa de Assis Rodrigues e composta pela ex-ministra do TSE Luciana Lossio que falou da obrigatoriedade do fundo partidário ser 30% para campanha das mulheres e alertou que o Brasil está na 154ª posição do ranking internacional com mulheres nos câmaras, estamos abaixo da Arábia saudita. Nadine Gasnan, representante da ONU Mulheres Brasil, fala das Mulheres que trabalham para o direito das mulheres, diz que com estes encontros “Estamos em uma jornada na transformação do mundo 50/50, que 2018 seja lembrado como o tempo das mulheres”.
Luciana Ramos, professora do Fundação Getúlio Vargas diz que “basta de lei feita por homens e para homens”, geralmente existem 13% de mulheres nas câmaras , mas em muitos municípios não tem nenhuma mulher, já as mulheres negras são menos de 1% que ocupam as cadeiras, diz que precisamos mudar a política.

Aline, promotora eleitoral, alerta sobre os 169 procedimento de investigação sobre campanhas laranjas e sobre a importância do ano, 30 anos de constituição, 70 anos da declaração Universal do Direitos Humanos, além de declarar o apoio em nome do Ministério Público Federal a ação e ao movimento da procuradoria eleitoral. Já a Advogada em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral Karina Kufa, diz que tem parlamentares que brigam para diminuir esta cota e lembra a importância e que a cota feminina abrange gênero, pede que fiquemos atendas as fraudes.

 

A mesa encerra com a ativista Feminina Cidinha, que levanta sua “bandeira” ressaltando que negros são 56% da população, e lembra Angela Davis: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”.

Foi dada a palavra às lideranças dos 17 (dezessete) partidos presentes, estiveram presentes representando o PSDB Mulher Estadual, as pré-candidatas Thereza Collor e Carolina Pontes que é vereadora de Limeira, além da Cecilia Fernandes, tesoureira, Catarina Rossi, vice-presidente e Cidinha Almeida, presidente do PSDB Mulher Municipal de São Paulo, a presidente Izabel Lorenzetti agradeceu a todas e pediu que a luta continuasse. Ela contou como o PSDB prepara as suas pré- candidatas com cursos de capacitação, para aprimorar os conhecimentos e o quanto acreditamos em todas e lembrou uma frase de Nelson Mandela: “Tudo parece impossível até que seja feito”.

 


Deixe uma resposta »