A deputada Federal pelo PSDB-SP, Mara Gabrilli escreverá um capítulo inédito na história do parlamento brasileiro. Está entre as duas mulheres quem pela primeira vez, integram a mesa diretora da Câmara Federal. Eleita no último domingo com 456 votos, Mara ocupará a 3ª Secretaria, responsável pela gestão administrativa de passagens aéreas e por examinar os requerimentos de licença e as justificativas de faltas dos deputados. “Nunca uma mulher assumiu o cargo de gestão da Mesa Diretora. Primeiro o fato de ser mulher, depois o de ser deficiente. O fato de poder participar de todas as decisões da Mesa dá protagonismo à mulher e aos deficientes”, afirmou a deputada paulista.
Mara acredita que pode contribuir diariamente para a construção deste protagonismo para as parlamentares e ainda representar os mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. “Ter uma mulher tetraplégica compondo a Mesa mostra que tudo é possível, desde que haja acessibilidade”, disse. Para tal, foram instaladas duas rampas de acesso à mesa, que também servirão para facilitar a chegada às tribunas usadas pelos parlamentares para os discursos – situadas dos lados esquerdo e direito da mesa. As rampas atendem aos padrões de declividade definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Integrante de um bloco parlamentar composto ainda por PSB, PPS e PV, totalizando 106 deputados, o PSDB indicou a deputada federal para ocupar o cargo de 3ª secretária da Mesa Diretora da Câmara. Já para a Liderança da Minoria, o indicado do partido foi o deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), que liderou a bancada tucana em 2012.
*Com informações da Liderança do PSDB na Câmara e do site da Câmara dos Deputados