Aline Moura
alinemoura.pe@dabr.com.br
Publicação: 09/08/2016 03:00
http://www.impresso.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/cadernos/politica/2016/08/09/interna_politica,151392/o-que-as-mulheres-querem-dos-candidatos.shtml
O evento, que teve pouco mais de oito horas de duração, foi realizado em São Paulo, sendo proporcionado a jornalistas de todo o Brasil pelo Instituto Patrícia Galvão. Houve palestras que exploraram desde o contexto feminino no país como suas expectativas, perdas e vitórias. Também foram revelados três recortes de pesquisas sobre as mulheres.
O Datafolha trouxe, por exemplo, dados diferenciados sobre o universo feminino, uma vez que 48% não percebem as desigualdades e acreditam ter as mesmas oportunidades do sexo oposto no mercado de trabalho. Por outro lado, as pesquisas revelam que elas respeitam mais as diferenças e são menos conservadoras do que os homens.
Já Márcia Cavallari, diretora executiva de planejamento do Ibope, fez uma análise sobre o contexto político atual, dizendo que as mulheres chegam a escolher seus candidatos a dois dias da votação, sendo decisivas numa virada, por exemplo, e na formação de opinião. “Não consideramos que as mulheres sejam mais indecisas. Elas se decidem por quem melhor vai responder às suas necessidades”, acrescentou Jacira Melo, diretora do Instituto Patrícia Galvão.