
“Voltar para o posto de presidente, com experiência de dois anos, é muito bom. Eu agradeço tudo o que você fez neste mandato, Nogueira. Agora nós precisamos de uma militância aguerrida, do nosso povo na rua”, disse o presidente eleito
Neste domingo, 14 de junho, o deputado estadual Pedro Tobias foi eleito presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP. Tobias comandará o partido pelos próximos dois anos.
Além do deputado, foram eleitos os membros do Diretório e a Comissão Executiva Estadual (ver abaixo). Os secretariados do partido (PSDB-Mulher, Juventude, TucanAfro e diversidade tucana) também elegeram seus representantes.
Durante a Convenção partidária que o elegeu, diversas lideranças tucanas, como o governador Geraldo Alckmin, o Secretário Estadual de Transportes e Logísticas e ex-presidente do PSDB-SP, Duarte Nogueira, os senadores José Serra e Aloysio Nunes Ferreira e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Fernando Capez, discursaram e ressaltaram a importância da Convenção.
Em seu discurso de despedida como presidente do partido, Nogueira agradeceu a militância, a executiva e as lideranças do partido. “Há pouco mais de dois anos subi nesta mesma tribuna e observei, como agora, o plenário da Assembleia Legislativa repleto de rostos conhecidos, de companheiros de uma viagem que completará, no próximo dia 25 de junho, 27 anos. Naquele dia e agora, um sentimento me é comum, o da gratidão. E é movido por este sentimento que quero iniciar essa minha fala hoje, quando me despeço da presidência do Diretório Estadual do PSDB em São Paulo para me somar aos milhares de tucanos que lutam todos os dias por São Paulo e pelo Brasil”, disse.
Duarte Nogueira avisou sobre um acordo entre Tobias e Evandro Losacco, que também pleiteava a presidência do Diretório. “Pedro Tobias e Evandro Losacco chegaram a um entendimento muito maduro. Nosso candidato é o Pedro”, avisou Duarte. “Evandro, um militante muito valoroso, será um dos vice-presidentes da nossa executiva”, anunciou.
Eleito
Pedro Tobias fez um discurso emocionado sobre seu retorno à presidência do PSDB-SP. “Voltar para o posto de presidente, com experiência de dois anos, é muito bom. Eu agradeço tudo o que você fez neste mandato, Nogueira. Agora nós precisamos de uma militância aguerrida, do nosso povo na rua”, disse.
Sobre suas próximas ações, Tobias citou o fortalecimento do partido nos municípios paulistas. “Vamos mapear todas as cidades, das pequenas às grandes, para ver onde teremos candidato a prefeito em 2016. Onde não tiver, criaremos”, afirmou. “Meu maior desafio, a partir de amanhã, é resolver e pacificar a situação do diretório da capital”, disse o deputado.
“A nossa casa não será do presidente ou da executiva, será de todo e qualquer militante. Será nossa”, concluiu Pedro Tobias.
Lideranças
Durante a Convenção Estadual, lideranças do PSDB-SP citaram a experiência de Pedro Tobias para presidir o Diretório Estadual.
“Meu candidato para a presidência do PSDB de São Paulo é o meu querido Pedro Tobias, que será um grande presidente” disse o senador Aloysio Nunes Ferreira, que agradeceu o então presidente Duarte Nogueira por sua gestão.
“Quero cumprimentar o nosso presidente Duarte Nogueira, um jovem político, que já ocupa hoje os primeiros lugares da hierarquia partidária. E ainda terá muitos novos desafios pela frente”, completou.
Já o governador Geraldo Alckmin começou seu discurso dizendo que Pedro Tobias “gosta de gente”. “Pedro representa todos nós. Todos nós somos Pedro Tobias. Conte com a gente, Pedro, nessa tarefa que eu tenho certeza que você realizará com todo o empenho e toda dedicação”, completou Alckmin.
Para o senador José Serra, a tarefa de presidir o partido não é fácil. “Eu já ocupei muitos cargos na vida e também fui presidente estadual do PSDB-SP quando o partido foi fundado. O mais difícil foi, sem dúvida, o cargo de presidente”, disse Serra.
“Dois anos atrás eu recebi de suas mãos, Pedro Tobias, a responsabilidade de conduzir o PSDB e a nossa militância. E neste momento, devolvo a você esta atribuição que, tenho certeza, manterá a união do partido, a vibração de nossa militância e resultará em uma imensa onda azul e amarela em 2016. Tenho certeza de que com você, Pedro Tobias, o PSDB de São Paulo estará em boas mãos”, disse Duarte Nogueira.
Executiva
A composição da Comissão Executiva Estadual do PSDB-SP ficou desta maneira:
Presidente: Pedro Tobias
1º vice-presidente: Miguel Haddad
2º vice-presidente: Paulo Barbosa
3º vice-presidente: Cesar Gontijo
4º vice-presidente: Evandro Losacco
Tesoureiro: Marcos Monteiro
Tesoureiro adjunto: Marcos de Campos
Secretário-Geral: Bruno Covas
Secretário: João Guariba
Líder da bancada: Carlos Pignatari
Vogais:
Orlando Morando
Mauro Bragato
Marco Rocha
Samuel Moreira / Vanderlei Macris (Em definição)
Luís Sobral
Suplentes:
Floriano Pesaro
Marco Vinholi
Bil
Paulão
Elisa Lucas
Vanderlei Macris / Samuel Moreira (Em definição)
Ieda Areias
Ademir Cleto
Do PSDB-SP