O PSDB trabalha para reforçar e ampliar as funções sociais da educação, e reconhece as dificuldades familiares, financeiras e sociais que afastaram muitas cidadãs da escola, e sabe dos desafios que as mesmas enfrentam, na sociedade brasileira, cada vez mais globalizada e carente de educação formal.
Neste projeto estão presentes idéias para a ampliação da educação para pessoas que não tiveram oportunidade e/ou possibilidade de concluir sua escolaridade, ou, principalmente, necessitam de maior sociabilidade, visto que, muitas vezes, estas situações caminham lado à lado.
Investiremos na possibilidade de a mulher, na família, adotar novas formas de convivência, que favoreçam o desenvolvimento pessoal de todos os seus membros, em um trabalho que pode ser realizado com grupos de famílias e aberto à comunidade, incluindo a formação de capacitadores da própria comunidade ( agentes de orientação de saúde, educação e assistência social), que atuarão com a assessoria dos serviços locais. Será um trabalho de informação e formação.
Esclareceremos às mulheres que valores, atitudes e sentimentos também são ensinados na vivência das relações interpessoais, promovendo programas de educação e formação para mães de família, a exemplo do que ocorre no Canadá, EUA e França, entre outros, utilizando locais que já existem em nossa sociedade.
Lideranças comunitárias podem ser intermediários eficientes em nosso projeto, pois suas atividades as capacitam para circular entre a sociedade organizada e seus próprios grupos.
Para nós do PSDB mulher, a democracia é vivência social comprometida com o coletivo, e é fundamental que conheçamos as dificuldades e planos das mulheres, implantando a pratica do diálogo mútuo, falando e ouvindo melhor.
Texto por Maria Aparecida Milanese
Coordenadora de Educação do Secretariado Municipal de Mulheres de São Paulo