O Secretariado de Mulheres do PSDB-SP reuniu sua Executiva nesta quarta-feira para avaliar a conjuntura política atual e iniciar o planejamento dos trabalhos com foco nas eleições de 2022.
A primeira ação nesse sentido será a organização de um ciclo de debates com os secretariados municipais e demais instâncias do PSDB Mulher sobre temas da atualidade, como saúde, assistência e desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e participação e tecnologia, entre outros. O resultado deverá ser incluído na elaboração de um conjunto de propostas destinadas aos candidatos tucanos no ano que vem.
O PSDB Mulher focará ainda em um intenso programa de capacitação para as mulheres tucanas ao longo de todo este ano e início do seguinte.
De acordo com a presidente estadual do PSDB Mulher-SP, Edna Martins, levantamentos recentes demonstram que as mulheres, em especial as negras, estão sendo as mais afetadas pelas consequências econômicas e sociais da pandemia causada pela Covid-19, tema que merece atenção redobrada do secretariado.
A violência contra mulheres também foi tema de debate na reunião. A ex-prefeita de Paraguaçu Paulista, Almira Garms, e as secretárias municipais de Assistência Social, Wania Lombardi (Marília) e Patrícia Juliani (Jacareí), além de Claudia, contaram ao colegiado suas experiências sobre o assunto no Executivo e no Legislativo, chamando a atenção para a importância de aprimorar as leis de proteção ás mulheres vítimas de violência.
A Dra. Praxedes ressaltou ainda a relevância de tratar do tema com a intersecção gênero/raça; o aspecto da diversidade foi destacado por Patrícia Rosa.
Outros temas
A Executiva debateu ainda a importância de outros temas relevantes para o segmento. Linda Sabá lembrou a importância da educação e do combate à fome neste momento e no pós-pandemia.
Já Dorcas falou da importância de as mulheres se organizarem em secretariados municipais de forma a expandir o segmento, ressaltando ser fundamental que as mulheres participem das próximas eleições internas disputando cargos e coordenações.
As presentes também fizeram uma homenagem virtual à Cecília, recém-recuperada da Covid.





