Solange e Sonaly recebem homenagem em auditório lotado

31 de março de 2014 0

A Câmara Municipal de Maceió agraciou nesta sexta-feira (28), 16 personalidades com a Comenda Deputada Selma Bandeira, conferida aos que prestaram relevantes serviços na luta pelo fim da violência e na defesa dos Direitos Humanos. A sessão, que fez parte da programação da Câmara em homenagem ao Mês da Mulher, lotou o auditório do Legislativo Municipal. Presidida pela vice-presidente da Casa, vereadora Tereza Nelma (PSDB), a sessão foi proposta pela Bancada Feminina na Câmara, formada pelas vereadoras Fátima Santiago (PP), Heloísa Helena (PSOL), Simone Andrade (PTB), Aparecida Augusta (PRTB) e Silvânia Barbosa (PPS).
Heloísa Helena foi a primeira a fazer a entrega das comendas à servidora pública Nelma Nunes da Silva e à médica Maria Adelina Galindo Pimentel. Ela ressaltou a importância das duas profissionais na luta pela garantia dos direitos das pessoas. Em seguida, o vereador Chico Filho homenageou com a comenda o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), advogado Daniel Pereira, destacando o brilhante trabalho realizado na Comissão de Direitos Humanos. “Com o trabalho de Daniel, a dignidade da pessoa humana passa a representar o valor maior do sistema jurídico, irradiando seus efeitos sobre todos os ramos do direito”, ressaltou. Sua outra homenageada foi a assistente social Suzana Lôbo, que coordenou a transferência dos moradores do Ouro Preto, vítimas das enchentes e que hoje moram em um local digno e seguro.

O terceiro vereador a entregar a comenda Selma Bandeira foi Silvânio Barbosa (PSB), que homenageou o professor Amauri da Silva Barros e o coronel Dogival Ferreira da Silva ressaltando a simplicidade e a competência do trabalho realizado por seus indicados na importante tarefa de defender os direitos humanos. Em seguida, o vereador Guilherme Soares (PROS) homenageou o professor Ednaldo Rocha e ao técnico de futebol José Henrique dos Santos Filho. Segundo ele, ambos têm feito um trabalho importante na educação de jovens da periferia, com foco no combate às drogas. O vereador Cleber Costa (PT) entregou a comenda a Alberto Cabús, destacando o trabalho social feito pelo empresário, que consegue aliar as qualidades como administrador de empresas à luta pela melhoria da qualidade de vida das pessoas que necessitam. A outra indicação feita pelo vereador foi ao advogado Pedro Montenegro, que não pôde comparecer à solenidade.

A vereadora Simone Andrade entregou a Comenda Selma Bandeira ao líder comunitário Pierre Mário dos Santos, destacando se tratar de um “guerreiro” na luta pela inclusão e conquista de direitos pelos moradores da Grota do Rafael.
Fátima Santiago homenageou com a Comenda a secretária Estadual de Educação, professora Josicleide Maria Pereira Moura, e a técnica em enfermagem Maria Benedita Barbosa dos Santos. Em seu discurso, a vereadora lembrou que com diferentes estilos de vida e atuações, as duas novas comendadeiras contribuem para o desenvolvimento social em Alagoas.

Mesmo sem poder comparecer à solenidade, o vereador Wilson Júnior (PDT) agraciou os professores Christiano Gomes e José Januário Pinto Filho. A homenagem a ambos foi feita pela vereadora Tereza Nelma e a comenda entregue pela vereadora Simone Andrade e pelo chefe de gabinete Edvan Santos.

A vereadora Tereza Nelma encerrou as homenagens entregando a Comenda Selma Bandeira à secretária municipal de Trabalho, presidente Nacional do PSDB Mulher e primeira Ministra da Mulher, Solange Bentes Jurema, e à assistente social Sonaly Bastos da Rocha, secretária Adjunta de Articulação Política do governo do Estado, presidente do PSDB Mulher em Alagoas e responsável pela criação da primeira Associação de Moradores do Tabuleiro do Martins, logo após a anistia. Bastante emocionada, Tereza Nelma lembrou a trajetória das duas homenageadas, em particular na defesa dos direitos das mulheres. “Fico muito honrada por ter feito as indicações dessas mulheres militantes, exemplos para todas nós”, afirmou.

A sessão contou com as presenças do deputado federal Alexandre Toledo, do secretário de Estado da Articulação Social, Claudionor Araújo, dos secretários municipais de Esporte, Pedro Vilela, e de Educação, Ana Dayse Dorea, do presidente da OAB/AL, Thiago Bomfim, além de familiares e amigos dos homenageados.
SELMA BANDEIRA – A Comenda Selma Bandeira foi criada pelo Decreto Legislativo 183/1997 e é conferida a personalidades e instituições que se destacam na luta pelo fim da violência e da defesa dos Direitos Humanos. Em Alagoas, Selma Bandeira é um exemplo de coragem e ousadia. A vida da alagoana foi marcada por sua contribuição na luta contra as discriminações políticas, econômicas e sociais em plena ditadura militar.
Nascida em Delmiro Gouveia, no dia 1º de janeiro de 1944, foi médica, militante política e deputada estadual. Meses antes de falecer em um acidente automobilístico, em 1986, participou da criação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher. Selma Bandeira morreu no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.

Fonte: Câmara Municipal de Maceió


Deixe uma resposta »