O Diretório Estadual do PSDB, em Moema, sediará as eleições para a formação da primeira Executiva da Tucanidade, o Secretariado da Terceira Idade. A votação será das 10h às 17h do sábado (16/05). Todas foram convidadas a participar da eleição e conheceram, na reunião da Executiva do PSDB Mulher Estadual, nesta semana, as linhas gerais de formação deste novo segmento no partido. “A população no Brasil e no partido está envelhecendo e temos de ter um Secretariado que se dedique a defender as ideias e as políticas para este segmento da sociedade”, afirmou Edite Cunha, à frente desta iniciativa. A presidente do PSDB São Paulo, Nancy Ferruzzi Thame avalizou a ideia. “As mulheres são muito ativas e mobilizadas, certamente este novo segmento se somará aos demais com um belo trabalho”, disse.

Edite Cunha e a iniciativa de formar o secretariado do idoso no PSDB para cuidar desta população na sociedade por meio da política
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, divulgada no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou a tendência de envelhecimento do país. Uma das comparações foi feita no espaço de 12 anos: a proporção de crianças de 0 a 9 anos caiu de 18,7% do total de habitantes, em 2001, para 13,9% em 2013. Essa faixa etária somou 28,3 milhões de brasileiros em 2013.
O número de pessoas no Brasil acima de 60 anos (definidos como “idosos” na pesquisa) continua a aumentar: de 12,6% da população, em 2012, passou para 13% em 2013. Já são 26,1 milhões de idosos no país.
Também houve aumento da população com mais de 40 anos: esta faixa registrou na pesquisa 75,7 milhões de pessoas contra as 62,3 milhões de crianças e adolescentes (faixa de 0 a 19 anos). A região com mais idosos no Brasil ainda é a Sul, onde eles chegaram a 14,4% do total. O Norte tem menos, com 8,8% de idosos.