Consciente significa aquele que tem ciência ou conhecimento de algo. Além de conscientizar, precisamos desenvolver rupturas dos laços que fazem o modo de agir e de pensar a sociedade, em função do modo de agir e de pensar daqueles que a dominam. É preciso práticas inovadoras e renovadoras, que superem a síndrome do eleitorismo, que contamina uma grande parte da população interessada somente em obter vantagens. Este modo de agir contamina os partidos, que estão interessados em se manter no poder e não em promover transformações sociais, políticas e econômicas acentuadas nos programas e em identidade com sua base de apoio.
Precisamos desenvolver a nova cultura cidadã, com mudanças de comportamentos, ao mesmo tempo em que a administração muda os seus para dar o exemplo e produzir confiança e credibilidade com uma nova forma gestão pública. Mudança política não nasce de geração espontânea, é fruto de pressão popular. Ter orgulho do país, entender o que ele significa e as características que o distinguem e ter uma visão conjunta do futuro só pode ocorrer com o motor da participação permanente e do compromisso cidadão. É bom trabalhar uma campanha eleitoral pensando nos compromissos que os candidatos e os cidadãos possam adquirir conjuntamente.
Negociar o voto e pensar em vantagens é colaborar com o pernóstico sistema que ronda nosso país. Precisamos ganhar confiança e vencer a corrupção, compromisso irredutível para a promoção da vida em toda sua amplitude, para reduzir a desigualdade social e assegurar a todos uma existência digna e feliz. Isto começa com o voto consciente que vamos depositar nas urnas no próximo dia cinco de outubro.
*Nancy Ferruzzi Thame é engenheira agrônoma pela USP, advogada pela Fundação Toledo de Ensino, com pós-graduação em Gestão Ambiental pela USP, Ambiente e Sociedade pela UNESP e cursa Ciência Política na FESSP. É vice-presidente do PSDB Mulher SP e 2 ª vice-presidente do PSDB Mulher Nacional.






Eu também acredito que a melhor maneira de mudarmos a situação de um país de corruptos, é termos a consciência de que, o nosso Voto, é que será o responsável por um Governo de homens que lutarão e trabalharão, por uma vida mais justa, mais humana, e pela dignidade do ser humano. Um governo que não tem características de ser humano, jamais vai se importar com a vida da humanidade. Não podemos nunca perder a esperança que o poder de conseguir-mos um país mais justo e humano, estão em nossas mãos, por isso Vote Consciente!