DIA MUNDIAL DO PLANETA TERRA   

22 de abril de 2021 0

por MaryKaiapo

“22 de Abril  data que marca nossa luta Universal por um planeta e desenvolvimento em que todos seres Humanos tenham uma consciência ambiental, possamos unidos defender a Preservação Meio Ambiente do Planeta TERRA.

A Preservação e conservação do nosso Meio Ambiente algo a ser feito com extrema urgência , realizarmos ação contínua de proteção contra a destruição do ecossistema, avaliarmos seu  uso racional e sustentável dos recursos naturais mantendo-o de forma definitiva e  preservado para subsistência de gerações futuras.

No Brasil atingimos estado crítico, infelizmente indíce elevado de *Desmatamento*, segundo a ONU “13 milhões de hectares de florestas estão sendo perdidos, onde 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas, incluindo 70 milhões de Indígenas”.

Desmatamento gera impacto na biodiversidade , devasta as florestas e recursos naturais, causando problema gravíssimo para sobrevivência dos povos indígenas, os quais muitas etnias no passado foram dizimadas, agora enfrentando risco de outra forma de serem dizimados, sendo anulado seus Direitos para alcançarem uma segurança alimentar saudável para suas crianças, das famílias das comunidades indígenas e concretizar Objetivo 2  Agricultura Sustentável do ODS- Objetivo Desenvolvimento Sustentável  da ONU.

Há com o desmatamento desenfreado a perda brusca do habitat natural indígena, de muitas espécies, morte de animais, consequências negativas sobre a água e o solo, causando uma drástica mudança do equilibrio climático de muitas regiões ocasionando a intensificação de efeito estufa, aquecimento global.

Nessa data teremos uma  representante na Cúpula do Clima , a indígena Sinéia Wapichana, povo de população total de 13 mil pessoas, habitam o interflúvio dos Rios branco e Rupunun na fronteira entre Brasil e Guiana, sendo gestora ambiental do CIR(Conselho Indígena de Roraima)no painel “Ação climática”.

Rio Solimões – Foto: MaryKaiapo

No Amazonas existem população estimada em 76.000 mil indígenas, Yanomami, Tikunas,Maku, Sateré-Mawé, kokama, Arara,etc…

Preservemos a vegetação nativa, o curso natural d’água , mantendo a biodiversidade, as culturas e respeito aos povos indígenas, Meio Ambiente, alcançaremos o Objetivo 15 da ODS da ONU.

“Preservando á Vida geral e a sobrevivência dos FILHOS DA TERRA no Planeta Terra.”

 

 

 

MaryKaiapo/para yvoty

Ativista indígena /Pres. UNIESPT

Conselho Estadual PSDB Mulher SP

Conselho Inst. Justiça Saia

 

 

 


Deixe uma resposta »