Guarulhos ganha centro Oncológico da Rede Hebe Camargo

2 de março de 2015 0
Sonia Ju e governador

A presidente do PSDB-Mulher Guarulhos, Sonia Delfino, Jussara Maciel, vice-presidente do Secretariado local com o governador Geraldo Alckmin comemoram o avanço da política de gênero no estado

 

O PSDB-Mulher de Guarulhos participou, nesta segunda-feira (2/03) da entrega do Centro Oncológico da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer. O serviço integra o Hospital Geral de Guarulhos e oferece tratamento de câncer a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Estado, com destaque para a população de Guarulhos e do Alto Tietê. O Centro terá capacidade para atender anualmente 1,2 mil novos pacientes e realizar 4,8 mil sessões de quimioterapia e 7,2 mil de radioterapia. A presidente do PSDB-Mulher São Paulo, Nancy Ferruzzi Thame afirma que a nova estrutura voltada para a saúde da mulher coloca o estado como modelo nacional na adoção de políticas de gênero. Para a presidente do PSDB-Mulher Guarulhos, Sônia Delfino, Guarulhos poderá otimizar a prevenção e atendimento de pessoas que muitas vezes não têm condições de vir para São Paulo em busca do serviço. “O nosso governador Geraldo Alckmin é o que mais investe no Brasil em atendimento e na prevenção do câncer, é um benefício sobretudo para as mulheres mais carentes”, afirma Sônia, que participou da entrega do Centro Oncológico.

“Uma grande conquista, tudo de forma gratuita e com qualidade no tratamento. É a união correta, recursos humanos bem preparados e alta tecnologia”, destacou o governador Geraldo Alckmin durante a inauguração oficial nesta segunda-feira, 2. O Governo do Estado investiu R$ 3,7 milhões em obras de adequação e na contratação de equipamentos e profissionais terceirizados.

 

Localizado no prédio anexo ao hospital, o Centro Oncológico do Hospital Geral de Guarulhos possui cinco consultórios de oncologia clínica, salas específicas para manipulação de quimioterápicos e aplicação com 8 poltronas, vestiários para pacientes que serão submetidos à radioterapia, sala de preparação de moldes para sessões radioterapêuticas, acelerador linear e sala de comando do aparelho.

O serviço vai oferecer uma radioterapia diferenciada, denominada TBI (do inglês Total Body Irradiation), que permite a irradiação do corpo inteiro, contribuindo para a eliminação de células doentes em tecidos não tão facilmente alcançados pela quimioterapia.

Nos dois meses iniciais de atendimento (março e abril de 2015), poderão ser realizadas 150 sessões de quimioterapia e 150 de radioterapia. As atividades serão ampliadas no decorrer do ano de forma gradativa e, até dezembro, o número de sessões poderá chegar a 400 e 600 dos respectivos procedimentos.

Atendimentos já realizados

Desde o dia 23 de fevereiro, nove pacientes já passaram por sessões de radioterapia no local. As atividades foram iniciadas imediatamente após a liberação do alvará para utilização do acelerador linear, fornecido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no último dia 20.

Os procedimentos quimioterápicos também estão ocorrendo no novo setor. Entre outubro de 2014 e janeiro deste ano, o atendimento ambulatorial e as aplicações foram realizadas na enfermaria do hospital, para agilizar o tratamento dos casos regulados pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). Nesse período, foram feitas mais de 90 consultas e retornos, cerca de 30 sessões de quimioterapia e 145 atendimentos não médicos, na área de Psicologia e Enfermagem.

Com Portal do Governo do Estado


Deixe uma resposta »